Na manhã desta segunda(10), no auditório do QCG, iniciou o curso Operador de Polícia Comunitária, que faz parte do programa Ronda Cidadão, com presença do Governador do Estado, Wilson Martins, o Comandante Geral da PMPI, Cel PM Francisco Prado, o Sec. de Segurança Pública, Raimundo Leite, e para proferir a aula inaugural o Major PM De Paula, da Polícia Militar do Ceará.
O curso irá preparar 200 policiais militares no período de 10 a 21 de maio, para o programa, que terá um investimento total de R$ 25 milhões. O policiamento visa aproximar a polícia da população, com o auxílio de equipamentos modernos como rádios de alta tecnologia, viaturas equipadas com câmeras, armamento, coletes, qualificação policial etc.
Para o governador, "no momento que você articula um programa como o Ronda Cidadão, você terá mais policias nas ruas, a Policia MIlitar terá mais credibilidade na sociedade e evidentemente você melhora o sistema de segurança como um todo", afirma.
O Comandante Geral, fez a entrega de um brevê de Polícia Comunitária a Wilson Martins. Wilson, convocou cerca de 20 mulheres que fazem parte do Ronda Cidadão e elogiou a força na atuação frente a criminalidade. Ele garantiu que o Batalhão de Polícia Comunitária, terá todo o suporte, que não vai fazer economia na qualidade e eficiência dos equipamentos e que o programa será a menina dos olhos do seu governo.
O programa inicia na região do Dirceu, mas deve ser estendido a toda a capital. Teresina será dividida em quadrantes com áreas de 3 a 4 Km², onde cada quadrante a população terá uma viatura, com três policiais, com um telefone celular que será divulgado o número para aquela comunidade, fazendo com que a viatura chegue mais rápido. Os policiais ainda devem fazer visitas diárias às residências de sua área de trabalho.
Durante a aula o Major De Paula, lembrou que no Canadá, país de primeiro mundo, a filosofia de Polícia Comunitária levou 8 anos para se firmar e todo início, toda mudança há resistência, mas é necessário uma mudança de comportamentos. " Não se faz Polícia Comunitária da noite para o dia e a população será grande alida para o sucesso do Ronda Cidadão" afirma o major.
REDAÇÃO: SD PM NADJHA
FOTOS: THIAGO AMARAL