O Projeto Mirim Cidadão vem sendo apresentado aos Policiais Militares através de breves palestras realizadas pela Cap Enyra, Assessora de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança do Estado, a fim de convidá-los a participar como instrutores. Presenças de Coordenadores regionais e do Coronel RR Valdinar, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da área do 1ºBPM, reforçaram o convite ao citarem seus testemunhos e a importância da colaboração dos policiais.
O objetivo do projeto é formar cidadãos críticos, autônomos e conscientes de seu papel na sociedade. O mesmo prevê um quadro pedagógico com disciplinas: na área do civismo - cidadania, orientação sexual, educação para o trânsito e meio ambiente; na área do direito - lei Maria da Penha, direitos humanos, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente; na área esportiva – atividades físicas e comandos coletivos, o qual chama muito a atenção das crianças da sociedade.
As disciplinas serão ministradas por Policias Militares e Civis, Bombeiros Militares e educadores sociais. Além disso, o projeto de lei prevê também o acompanhamento de outros profissionais como: assistente social, pedagogo, educador físico, psicólogo e psicopedagogo.
Com o intuito de auxiliar na formação humanística, intelectiva e cidadã, segundo a Cap Enyra o Projeto Mirim Cidadão, atenderá crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em situação de déficit social e/ou de vulnerabilidade social, “deixando claro que este não formará policias, mas sim cidadãos para descobrir seu papel na sociedade. A meta é padronizar as ações em todo o estado, tanto na capital quanto no interior.”, afirma a Assessora.