O comandante da Polícia Militar do Piauí, Cel PM Francisco Prado, entregou aos governadores Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Wilson Martins (PI) todo o Plano Operacional do Programa “Ronda Cidadã”, que vai aumentar a presença policial e vai instalar a Polícia Comunitária nos bairros de Teresina.
O programa também foi apresentado para os policiais militares na manhã de hoje(03)no QCG. Na reunião foi anunciado a realização de um curso de Operador de Policia Comunitária, com início na próxima segunda.
O Governador do Piauí, assinou um Protocolo visando a parceria com o Ceará, que vai disponibilizar informações sobre segurança comunitária, principalmente sobre o programa de policiamento ostensivo “Ronda do Quarteirão”, que pretende reforçar o sistema de segurança pública no Estado, a partir da capital.
O governador disse que o Piauí não vai usar somente a experiência do Ceará na questão da segurança pública, pretende utilizar também experiências bem sucedidas em estados como São Paulo. “Ninguém vai inventar a roda, vamos aproveitar as experiências bem sucedidas em outros estados na montagem do programa, que terá recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”.
O comandante coronel Francisco Prado disse que o Programa “Ronda Cidadão” na primeira etapa, em junho, terá 35 carros, mas a meta é fechar o ano com 150 carros com três homens para cada veículo.
A implantação do Programa começará em três locais de Teresina, no Dirceu (zona sudeste), em toda a zona leste, e na Santa Maria da Codipi (centro/norte), com recursos previstos na ordem de R$ 35 milhões.
Sd PM NADJHA/PM5
Foto da capa: CCOM