Desde o dia 25, diversas operações preventivas estão sendo realizadas em várias cidades do Piauí para reforçar o policiamento durante o período de carnaval, bem como fiscalizar o cumprimento dos decretos que visam conter a disseminação da covid-19.
Em Teresina, equipes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) estão pondo em prática a Operação Covid-19 em apoio à Vigilância Sanitária. O objetivo é fiscalizar o cumprimento do Decreto Estadual nº 20.525, de 01/02/2022, vigente para a redução da propagação da covid-19, especialmente no que tange a aglomerações de pessoas e a proibição de festas carnavalescas, bem como o cumprimento do horário de encerramento em bares e restaurantes. Houve autuações de alguns estabelecimentos e orientações. Além disso, também ocorreram, no último fim de semana, as Operações CPE nas ruas, Candeeiro e Saturação, com rondas, abordagens e blitz em vários pontos da capital.
Enquanto isso, em Paulistana, foi realizada a Operação Bloqueios, visando a preservação da ordem pública, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, bem como o aumento da sensação de segurança da população através da visualização do aparato policial, realizando abordagens a pessoas e veículos.
Em Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, a Coordenadoria-geral de Operações lançou a operação Feriado do Carnaval no Litoral 2022, com policiamento ostensivo geral e especializado, envolvendo unidades do Comando de Policiamento do Litoral Meio Norte, do Comando de Policiamento Especializado e Diretoria de Inteligência, mediante pagamento de planejadas para remunerar o trabalho dos policiais durante a folga, com o emprego de guarnições policiais em viatura e motocicletas nas praias e suas vias de acesso, além de rondas nas zonas urbanas.
E no sul do Estado, está sendo realizada a Operação Carnaval sem Covid, com apoio policial às equipes da Vigilância Sanitária nos bairros da cidade de Corrente, com orientações e fechamentos de estabelecimentos, conforme decreto em vigência neste período.
Postagem: Cabo PM Larissa
DCOM