Na manhã de hoje (15), o 1º BPM, sob o comando do Tenente-Coronel Lacerda, localizado no centro de Teresina, realizou solenidade alusiva ao 60º aniversário do batalhão, na praça Rio Branco.
No decorrer da ocasião, foram entregues certificados de “Amigo do 1º BPM” para as autoridades civis e militares que colaboraram com o trabalho do batalhão. Em seguida, a equipe realizou entrega de materiais apreendidos durante o segundo semestre de 2021 ao delegado metropolitano, doutor Sebastião Alencar. O comandante do 1º BPM aproveitou a solenidade para realizar homenagem póstuma aos policiais militares que exerceram suas missões com espírito de corpo e camaradagem.
Atuando em 29 bairros e vilas, em uma área estimada de 320 mil pessoas, o 1º BPM foi inicialmente fundado no ano de 1961, na gestão do Governador Francisco das Chagas Caldas Rodrigues com a denominação Batalhão de Guarda e Policiamento da Capital. Em 1974, houve modificação na nomenclatura, passando a ser denominado como 1º Batalhão Policial Militar, nome que perdurou até 2017 quando se designou Batalhão Major Mayron Moura Soares, a título de homenagem póstuma.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o Subcomandante-Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, Tenente-Coronel Borges, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, Coronel Rodrigues, coordenador geral de operações, gerente de polícia metropolitana, Del Sebastião Alencar e pastor Lucas, da Igreja Universal.
Postagem: SAV Gabriel Veras
Fotos: Sargento F. Carvalho
DCOM