O Governo do Piauí, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública, inaugura nesta segunda-feira (14) as ações do programa Crack é Possível Vencer na Vila Nova Jerusalém, na zona sul de Teresina. O programa já é coordenado pelo Ministério da Justiça e operacionalizado pela Polícia Militar do Piauí, visa à implantação de câmeras fixas e bases de vídeomonitoramento para prevenir a violência.
Com o investimento de R$ 2,8 milhões na estrutura do projeto, o sistema instalado consta de 26 câmeras de longo alcance na região que atenderá cerca de 750 famílias e funcionarão interligadas a uma base móvel de acompanhamento dentro de um ônibus.
“É um projeto do Ministério da Justiça que vem conseguindo ajudar a reduzir os índices de criminalidade no perímetro do Lagoas do Norte. Aqui na Vila Jerusalém faremos a mesma coisa. Quem entrar aqui para comprar ou vender drogas será abordado. Para isso contamos com viatura exclusiva, motocicletas e rádio comunicadores para atender ocorrências. Não vamos permitir que Teresina se transforme em cracolândia”, explicou o Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu.
Cerca de 20 policiais militares trabalharão no local em regime de revezamento com a vantagem da mobilidade e do acompanhamento online, o policial pode então repassar as informações em tempo real com riqueza de detalhes, comunicando-se via rádio com a guarnição mais próxima e a acionando em caso de ocorrência.
O Comandante da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto confirmou ainda que em 2016 será fechada parceria com o Maranhão para interligar o sistema de vídeo monitoramento nas pontes que ligam Teresina e Timon. “Já estivemos conversando com o secretário Fábio Abreu e com o Comandante da PM em Timon-MA para que possamos integrar com câmeras nossos sistemas e fazer o monitoramento das pontes. Em janeiro devemos já estar trabalhando esta parceria”.
Para
o presidente da Associação de Moradores a ação do Governo do Estado,
através da Secretaria de Segurança, fortalece o direito de ir e vir da
comunidade. “O tráfico está destruindo as famílias. Com essas câmeras
sentimos o aparelho policial presente e inibindo a ação dos traficantes
que facilmente acolhe nossas crianças”, completou Raimundo Nonato.
As ações do programa já funcionam na região do Parque Lagoas do Norte desde agosto desse ano. A inauguração aconteceu às 7h30 da manhã, na rua Palmares, em frente ao Cidade Detran. A governadora em exercício Margarete Coelho participou da solenidade juntamente com o Secretário de Segurança Pública, Capitão Fábio Abreu, o Comandante-Geral da PMPI, Coronel Carlos Augusto e demais autoridades militares e civis.