O Grupo de Reações Táticas do 3º BPM – GRT-3, completa sete anos de criação, com uma série de competições. A solenidade de abertura contou com a presença do Major PM Rubens Lopes – Cmt do 3º BPM, Cap PM Newmarcos – Subcmt do 3º BPM, e demais oficiais do 3º BPM.
O Comandante do 3º BPM agradeceu a todos integrantes do grupo pela a dedicação de cada um diante das atribuições frente as missões do grupo, melhorando cada vez mais a qualidade do serviço prestado pelo 3º BPM em prol da segurança pública na cidade de Floriano e região no combate a criminalidade, principalmente em ocorrências que requer uma tropa melhor adestrada.
As competiçoes consistem em três provas do, cada uma dividida em 03 (três) oficinas, sendo a 1ª prova: Aprestamento individual, Desmontagem e Montagem da PT 24/7 e Desmontagem e Montagem de armas longas distribuída de acordo aos membros das equipes quando em serviço Fz 5,56, CB 5,56, MT . 40, a 2ª prova: Abordagem policial: a pessoa a pé, a veículos e edificações e a 3ª prova: Tiro policial – Fz 5,56, CB 5,56, MT . 40 e PT 24/7 e Pista de Ação e Reação. O objetivo do evento é fazer com que os integrantes do grupo trabalhem em equipe buscando cada vez mais a integração do grupo, afirma o Ten Fabriciano, subcomandante do GRT-3.
O projeto GRT-3 foi implantado oficialmente no dia 24 de abril de 2003, composto por 03 sargentos, 02 cabos e 12 soldados, comandos pelo Cap PM Newmarcos Pessoa Basílio. Hoje o Grupo tem um efetivo de 19 policiais, divididos em 03 (três) equipes.
Com informações do 3º BPM