Alunos-Oficiais receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo
Aconteceu na noite desta quinta-feira, 03, no Quartel do Comando Geral a entrega oficial do Espadim Tiradentes aos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Piauí.
Estive presente o Secretário de Justiça do Estado do Piauí, representando o Governador, Daniel Oliveira, o Comandante-Geral da PMPI, Coronel PM Carlos Augusto, o Subcomandante-Geral da PMPI, Coronel PM Lindomar, o Comandante da Academia de Polícia Militar do Piauí, Tenente-Coronel PM Ricardo, Oficiais do Estado Maior Geral da PMPI, Comandantes de Unidades, Oficiais do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros Militares do Piauí, autoridades civis, amigos e familiares dos Alunos-Oficiais.
Após a entrada solene dos Alunos-Oficiais no pátio de formatura o 1º Tenente PM Emanoel, Comandante do Grupamento de Alunos fez a apresentação ao Comandante da Academia que pediu autorização ao Comandante-Geral para dar prosseguimento à solenidade.
Em seguida foi lido o Boletim Especial com o histórico do Espadim Tiradentes, arma símbolo dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais, que originário da época do Czar Alexandre III, do Exército Russo foi incluído em cerimônia no Brasil pela primeira vez em 1932. Como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade e em referência e culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, Patrono das Polícias do Brasil, a arma símbolo foi cognominada Espadim Tiradentes.
Em forma no dispositivo os Alunos da sétima turma do CFO da Academia de Polícia Militar do Piauí receberam das mãos de seus padrinhos e madrinhas o Espadim Tiradentes e prestaram juramento e fizeram a continência à Bandeira do Brasil.
Sob os acordes da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Piauí os alunos oficiais cantaram a canção da Academia de Polícia Militar do Piauí, com letra do Coronel RR José Adersino Alves de Moura, Capitão Samuel Rodrigues de Souza e Capitão Antônio Dos Santos Neto. E em seguida os três primeiros classificados no concurso do CFO/2015, Alunos-Oficiais Vinícius Morais, Renata e Jair receberam placas comemorativas.
A solenidade foi encerrada com o tradicional o fora de forma.
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br