Alunos do CFO/PMPI fazem viagem de estudo ao Ceará
02/12/2015 - 10:22
Os Alunos visitaram a Secretaria de Segurança e o CIOPS
Os Alunos-a-Oficiais do Curso de Formação de Oficiais da PMPI participaram entre os dias 27 e 29 de novembro, de uma viagem ao Estado vizinho do Ceará, mais especificamente na cidade de Fortaleza, capital do Estado.
Na oportunidade visitaram a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, onde viram de perto os avanços no que tange a integração operacional entre os órgãos vinculados da Segurança Pública e outros que auxiliam na formação e complementação da pasta.
A visita foi intitulada de “Projeto Integração”, e faz parte de um roteiro de estudo interestadual que tem por base a complementação curricular do Curso de Formação de Oficiais na forma de atividade complementar. Tal iniciativa é fundamental para desenvolver nos futuros Oficiais o estímulo para criar e inovar, visando no futuro, aprimorar a gestão na Polícia Militar do Piauí.
No plano de estudo, os Alunos-a-Oficiais tiveram a oportunidade de conhecer a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança – CIOPS do Estado do Ceará. Conheceram o plano de integração entre os diversos órgãos de atendimento emergenciais da população, onde todos os serviços possuem um único número, o 190 (um, nove, zero). Além disso, puderam ter contato com o sistema de comunicação e toda sua completude, desde o serviço de atendimento (I/calltaker), o de despacho (I/dispatcher) da Sisgraph, o sistema via rádio (trucking) e rastreamento das viaturas operacionais, o GPRS - Serviço Geral de Pacotes por Rádio e Global Position System, dentre outros.
Inaugurada oficialmente em 22 de janeiro de 1999, com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, vem durante estes anos integrando diversas Instituições de atendimento emergencial, num total de 12 (doze), a saber, a Polícia Militar do Ceará, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, a Polícia Civil do Ceará, Perícia Forense do Ceará, a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado e de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Sindionibus e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza. A integração é, sobretudo, funcional, pois o mesmo sistema de informações usado pela Polícia Militar é usado pela Polícia Civil e demais órgãos. Além disso, o controle das estatísticas fica a cargo da Secretaria de Segurança, através de um sistema em que os órgãos de segurança pública coletam informações e mandam para a Secretaria, que faz a divulgação final. Esse controle evita certas discrepâncias entre as informações das polícias e confere credibilidade às estatísticas, frisou a Aluna-a-Oficial PM Renata.
Parte da apresentação foi realizada na sala reservada ao Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), uma herança dos grandes eventos, Copa das confederações e Copa do Mundo de Futebol de 2014. Na visita, fomos acolhidos pelo Diretor da CIOPS, Coronel PM Aristóteles que deu as boas vindas e falou sobre a importância do intercâmbio. As apresentações foram conduzidas pelo Major PM Teógenes e SD PM Fernandes, que apresentaram com propriedade toda a Coordenadoria e sua importância.
Na próxima quinta-feira, 03 de dezembro, às 19 horas, aos Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Piauí participam ainda na quadra coberta do Quartel do Comando Geral da solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes.
Com informações: 1º TEN QOPM Emanoel Nascimento
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86) 99441-2471 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br