Aconteceu entre os dias 19 e 21 do mês em curso na cidade de Valença, a 1ª Instrução de Capacitação de Motopatrulhamento da 2ª Cia/4°BPM.
A capacitação foi ministrada por uma equipe de Rondas Ostensivas com o Apoio de Motocicletas de Picos e teve a participação de 16 policiais militares, sendo 02 (dois) da Cia de São João do Piauí, 01 (um) da 2ª Cia e os demais da Força Tática de Valença.
Ao longo dos três dias, foram ministradas aulas teóricas e práticas dentro da doutrina de motopatrulhamento: técnicas de pilotagem on road e off road, abordagem a veículos, motociclistas e pedestres com o emprego da motocicleta, dentre outras.
As instruções tiveram por finalidade capacitar os policiais militares, para implementação da modalidade de motopatrulhamento na cidade de Valença. A filosofia de trabalho, segue a metodologia aplicada no BPRAIO da Polícia Militar do Ceará, unidade onde a equipe de instrução e um taticano de Valença são formados, sendo esta a maior escola de motopatrulhamento da América Latina - adaptando, logicamente a doutrina já existente na Polícia Militar do Piauí e adequando a realidade, especificidades e necessidades locais.
DCOM