Na quarta-feira (05), os alunos do 1º Pelotão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Piauí participaram de atividade prática da disciplina de Inteligência de Segurança Pública (ISP).
A instrução prática buscou trazer de forma bem aproximada a realidade dos Agentes de Inteligência e suas missões no dia a dia. Toda a prática foi realizada dentro do que se chamam de ação controlada, como forma de proporcionar segurança e proteção para os alunos, instrutores e monitores envolvidos, e acima de tudo, da Instituição.
No decorrer da disciplina foi trabalhado com os futuros profissionais da Segurança Público, os Alunos do CFSD 2021, vários aspectos da Atividade de Inteligência, desde a parte histórica, conceitual, legal, doutrinária, os ramos da atividade (Inteligência e Contra-Inteligência), e ainda alguns aspectos que envolvem a parte operacional, onde foi possível apresentar de forma básica e resumida um pouco das ações de busca, ações de coleta e técnicas operacionais desenvolvidas pela Inteligência na construção do conhecimento para o assessoramento dos tomadores de decisão.
O corpo discente envolvido na prática, trabalhou basicamente com uma Vigilância sobre dois alvos fictícios, onde equipes foram formadas com o fim de buscar e coletar o maior número de informações sobre os alvos e a missão específica, que foi repassada durante uma intensa preparação em sala de aula. Toda a prática se deu em um ambiente operacional controlado, chegando a envolver não somente os alunos, mas também agentes da DIPM/PMPI, monitores e até mesmo o próprio Diretor de Inteligência, também na condição de instrutor da disciplina de ISP.
Na ocasião, foi possível aplicar muito do que foi repassado em sala de aula, onde oportunamente os alunos puderam sentir na pele o trabalho desenvolvido por um agente de campo, que vai desde a paciência, observação, fadiga, uso do tempo e das oportunidades, utilização de meios auxiliares (tecnológicos ou não), etc. O Ambiente operacional escolhido para a prática foi o Teresina Shopping, onde há grande circulação de pessoas, vigilância privada local, várias galerias, corredores, lojas, estacionamentos etc., o que proporciona uma missão próxima da realidade, principalmente quando se passa acompanhar dois alvos específicos, podendo perde-los de vista ou não, buscar informações sobre estes, imagens, etc.
Fonte: Seção de Capacitação e Logística da DIPM/PMPI