A DEIP (Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa) da Polícia Militar do Piauí organizou e coordenou em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí vários seminários sobre o crime de feminicídio nos municípios de Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio e Sigefredo Pacheco.
O seminário faz parte da ação do Fórum Piauiense de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo e da Floresta e tem como objetivo capacitar agentes públicos e orientar a comunidade sobre a prevenção à violência contra a mulher.
Para o Coronel Sérgio Moura Lopes, Diretor da DEIP, “a Polícia Militar do Piauí é uma instituição que trabalha na prevenção do crime e a violência contra a mulher precisa ser combatida de forma mais veemente, daí a nossa participação em eventos como esse”. Participaram dos seminários nas três cidades do norte do estado vários policiais militares que integram o 15º BPM, da cidade de Campo Maior.
As palestras dos seminários foram proferidas pela Delegada Eugênia Villa, Subsecretária de Segurança Pública do Piauí, Delegada Ana Melka Cadena, responsável pelo Núcleo de Feminicídio da Secretaria de Segurança, Delegada Vilma Alves, Capitã Aparecida, Capitã Joseline, Cabo Roseane e pelo Perito Médico Antonio Nunes, do Departamento de Polícia Técnico Científica. Estiveram presentes ainda aos seminários o Comandante do 15º BPM, Major Etevaldo Alves e os delegados da Polícia Civil Roberto Carlos e Laércio Evangelista.