Nesta sexta-feira (05), ocorreu mais uma reunião por videoconferência entre os comandantes da Capital e do Interior para falar sobre o decreto nº 19.494, de 03 de março de 2021, que dispõe sobre as medidas sanitárias a serem adotadas a partir de hoje até o dia 15 de março de 2021, voltadas para o enfrentamento da Covid-19.
No novo decreto algumas medidas tiveram alterações como o horário de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros só poderão funcionar até às 21h e a vedação de circulação de pessoas em espaços e vias públicas entre as 22h e 05h.
Para mais detalhes confira aqui o decreto na íntegra.
Na reunião, o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, solicitou para que os policiais militares tenham conhecimento do decreto e deem publicidade a ele, em especial para as mudanças, informando a população e atuando de maneira preventiva.
Em seguida, com a palavra, o Major Airton, Diretor de Saúde, falou sobre a situação dos policiais militares que estão com Covid-19 e da situação do Hospital da Polícia Militar (HPM), destacou que o sistema de saúde no geral está em colapso e alertou para a importância dos cuidados básicos e do isolamento social. E também reforçou que o HPM está disponível para ajudar os policiais militares e familiares, contudo ressaltou que o Hospital também tem seu limite, por isso é essencial que todos façam sua parte e tenham os cuidados necessários.
Posteriormente, o Subcomandante Geral da PMPI, Coronel Sousa Filho, expôs o decreto estadual e enfatizou as mudanças nos horários. Orientou para que os policiais militares observem as portarias que regulam as ações da Polícia Militar, repassem as informações para os demais policiais, atuem de forma preventiva através da divulgação do decreto e das alterações; e que continuem realizando os procedimentos de forma padronizada, registrando e coletando os dados.
Por fim, o Comandante Geral antes de encerrar a reunião falou para os policiais militares adotem as medidas de prevenção, e que no caso de algum policial apresentar sintomas, ele deve ser afastado e reforçou que o HPM está disponível para atendê-lo. Por fim, desejou boa sorte e sucesso para todos nas missões.
Postagem: SAV Alveralicy
DCOM