Na manhã desta quarta-feira (24), o Comandante Geral da Polícia Militar esteve na ACADEPOL participando da conclusão e certificação do Curso de Operador de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs).
Para o Capitão Timnate Heres, este curso veio para somar e para se tornar uma nova forma de a equipe policial poder agir nas ações em que constantemente vem trabalhando. “Com certeza este conhecimento, que é atual e desenvolvido em várias policias do Brasil, veio para engrandecer e, hoje, a Polícia Militar do Piauí tem uma equipe preparada para poder trabalhar com esse novo mecanismo”, concluiu o Capitão.
De acordo com o Tenente-coronel Galvão, Diretor de Inteligência, o curso de Operador de RPA foi realizado seguindo uma determinação do Comando Geral da PMPI, e participaram das instruções do curso, aos finais de semana, policiais militares e civis.
Segundo o Delegado Cadena Júnior, que estava representando a Secretaria de Segurança Pública, os policiais precisavam desse conhecimento. “Hoje, foi formada a primeira turma feita no Piauí de Operadores de drones, será a primeira de muitas e as aulas ocorreram na Acadepol e no CEP de forma integrada. O objetivo deste curso é qualificar estes policiais. Dentre os integrantes, estão policiais da Diretoria de Inteligência da PMPI, do BOPE, da DEPRE, CORE e da Inteligência da Secretária de Segurança Pública”.
Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Lindomar Castilho, o curso foi realizado em parceria com a Polícia Civil do Estado do Piaui. “Estamos nos alinhando e integrando. Este curso de operador de aeronave não tripulável, drone, é de suma importância para modernizar os trabalhos da Polícia. Com certeza, esses operadores que passaram por essa capitação terão condições de estarem ajudando todos os dias os policiais que estão nas ruas, no patrulhamento, nas diligências que são próprias da segurança pública. Quero parabenizar a todos os participantes deste treinamento e certamente iremos realizar outros cursos desta natureza, queremos levar também para o interior do Estado. Os policiais que hoje são certificados poderão ser multiplicadores. Esta é a ideia, inovar, capacitar, treinar e melhorar a segurança publica através do emprego dos policiais militares e civis”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Sargento PM F. Carvalho
DCOM