Na manhã da quarta-feira (10), o Comando Geral da Polícia Militar do Piauí recebeu as visitas do Dr. Valdemir da Central de Inquéritos acompanhado da Delegada Vanda Almeida, também do Deputado Flávio Nogueira e de um policial militar reformado.
Na ocasião, o novo responsável pela Central de Inquéritos tratou de questões institucionais com o Comandante Coronel Lindomar. “De certa forma, a Central de Inquérito está ligada a PM e a PC, pois é um setor que lida diretamente com a Polícia no dia a dia. Esta é uma visita de cortesia, tendo em vista, eu ter assumido recentemente a Central de Inquérito e também para tratar sobre a implantação do TJE, porque a Polícia irá fazer essa nova implantação. Coloquei a Delegada Vanda a disposição para fazer esse link entre a Central de Inquérito, poder judiciário e a Policia Militar. O PJE é o processo judicial eletrônico que foi implantado no final do ano passado à parte criminal, e como a Polícia Militar, ela tem a competência de fazer os boletins de ocorrência; ela terá que encaminhar diretamente via PJE para a central de inquérito. Então eles precisam entender desse novo procedimento que é recente não só para a Polícia Militar, mas também para a Polícia Civil, Defensoria e também para o judiciário.
Segundo a Delegada Vanda Almeida a visita ocorreu para firmar e continuar com a parceria que já existe e também colocar a justiça a disposição tanto a Polícia Militar e a Polícia Civil. “Que a gente estabeleça os laços e que permaneça o trabalho que já vem sendo feito nessa integração”. Destacou também que apesar das audiências de custódias estarem suspensas, os processos estão sendo apreciados diariamente no mesmo dia e as decisões com alvarás e mandados estão sendo expedidos rigorosamente dentro do prazo, mesmo como o ato de audiência suspensa, em razão desta parceria entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Judiciário.
Posteriormente o Deputado Flávio Nogueira dialogou e solicitou do Coronel Lindomar o deslocamento de um efetivo policial maior no período de carnaval no Litoral, especialmente para Barra Grande.
E no final do expediente administrativo, o Comandante Geral recebeu em sua sala a visita do Sargento Antônio. De acordo com o Coronel Lindomar, o Sgt Antônio é certamente o policial mais antigo que ele teve a oportunidade de conhecer nessa trajetória da PMPI. “O policial está vindo do Município de Santo Inácio, região de Oeiras e Simplício Mendes para atualizar sua identidade. É uma alegria recebe-lo tendo em vista que ele é a história viva da Policia Militar. Ao longo de quase um século de vida o militar deve ter acompanhado desde muito cedo as transformações que a PMPI realizou ao longo do tempo. Na época que ele serviu na corporação pode contribuir para o crescimento atual da Corporação. Quero aqui render esta homenagem graças à história, luta e a vida dele por termos uma Polícia no Estado do Piauí forte e vencedora, graças ao empenho e a coragem de homens como ele que ajudaram a construir a história da PMPI. O comando geral está sempre de portas abertas a todos os policiais da reserva e da reforma”.
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Sgt F. Carvalho e Jardênya Bezerra
DCOM