INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Solenidade Alusiva ao Dia da Bandeira
19/11/2020 - 10:56  
  
Twitter 
Google+ 
Evento foi transmitido ao vivo pelo youtube
Na manhã desta quinta-feira (19), foi realizada a Solenidade Alusiva ao Dia da Bandeira no Pátio Interno do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí.

Clique aqui para ver mais fotos

Devido à pandemia da COVID-19 e visando evitar aglomeração de pessoas, a solenidade contou com a presença de uma quantidade limitada de convidados: o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, o Comandante Geral, Coronel Lindomar, o Subcomandante Geral, Coronel Sousa Filho, o Chefe do Gabinete Militar, Coronel Castelo, o Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues e de um representante de cada posto ou graduação que dos que foram promovidos. Os demais registraram a colocação de suas estrelas/divisas em casa com seus familiares através de fotografias e participaram acompanhando o evento por meio de transmissão ao vivo pelo canal da PMPI no Youtube, bem como pela sala de videoconferência remotamente.

dia da bandeira 2020

O evento iniciou-se com homenagem à Bandeira do Brasil em alusão à sua data, ocasião na qual foi entoado, pela Banda de Música da PMPI, o Hino Nacional Brasileiro. “Bandeira do Brasil, que se proclame para todo o sempre, a tua beleza inigualável, o teu passado glorioso e a tua grandeza incomensurável. Teu verde lembra nossas imensas florestas e ondulosas campinas. Teu amarelo, as riquezas e os tesouros guardados no ventre da mãe-terra e os ruivos clarões da luz solar, alimentando nossas searas. No teu azul, o céu pontilhado de estrelas, com o cruzeiro do sul a nos abençoar. Bandeira verde e amarela, tua imagem formosa será nosso apanágio, nosso escudo, nossa legenda. Salve a bandeira brasileira, símbolo maior da pátria”. 

Posteriormente, ocorreu o momento das promoções. Ao todo, hoje, foram promovidos 140 policiais militares, sendo 29 oficiais e 111 praças. Em seguida, aos acordes da Banda de Música foi tocada a Canção da Polícia Militar do Piauí, hino de exaltação e motivação aos profissionais deste segmento do aparelho de segurança pública do Estado, bem como retrata a importância da participação da corporação na História do Brasil.
Foto_19112020_011148

Para o 2º Sgt Cristian, um dos promovidos nesta solenidade, é um momento de gratidão por ter a oportunidade de ascensão na carreira, algo desejável por todos os policiais militares. “Agradeço a todos pelas felicitações. Estou certo dos novos desafios e novas responsabilidades que estão por vir. Peço a Deus que me ilumine nesse caminho, estarei sempre honrando, defendendo o povo piauiense e trabalhando em prol da sociedade”, enfatizou.

De acordo com o Major Hélio, a concorrência é grande e é uma imensa honra estar assumindo uma das vagas dos promovidos. “Estou assumindo o posto de oficial superior da Polícia Militar com muita honra e dedicação a esta Instituição e continuarei me dedicando com responsabilidade até o momento em que passar para o quadro da reserva remunerada”. 
Foto_23112020_021133


Segundo o Cel Lindomar Castilho, o momento é de  festa, alegria, reconhecimento e agradecimento por conseguir a promoção destes policiais militares. “Quero compartilhar com vocês o sentimento de alegria que me domina neste momento. Ao longo de cinco anos, estamos chegando a marca de 5 mil promoções. Sabemos da dedicação e do empenho empregado por cada policial militar. Reconhecer, comemorar e partir pra luta. Hoje é um momento de festa, de cultuar a bandeira nacional e de valorizar os policiais militares que são merecedores por serem homens honrados. Seria um momento maior se não fosse a pandemia, pois estaríamos medalhando os policiais militares que, ao longo de suas carreiras, têm dedicado a sua vida em favor da segurança e da história da Instituição. Continuemos nessa marcha para que possamos avançar cada vez mais. Parabéns a cada um de vocês, vamos vibrar pela nossa PMPI. Na oportunidade, quero homenagear não só os promovidos, mas também a todos os bons policiais que, todo dia, se levantam, calçam o coturno e saem para a missão para fazer o seu melhor”.
dia da bandeira 2020

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, agradeceu e saudou os presentes na Solenidade. “A forma como a solenidade está sendo conduzida, é claro, tem uma motivação, que sabemos que é este período que estamos enfrentando, que é a pandemia. Quero trazer o reconhecimento do Governador do Estado do Piauí, que me pediu para trazer esse agradecimento por tudo que nós enfrentamos do ponto de vista operacional neste período. A última operação, que foi um grande desafio para a segurança, foi a Operação Eleições. Assim como a Bandeira Nacional simboliza o povo brasileiro, e como nos emocionamos com o Hino Brasileiro, o policial militar fardado nas ruas simboliza a coragem, a determinação do povo do Piauí e é por isto que continuamos uma instituição forte, histórica em todo o Brasil e os senhores representam isso. Neste momento de hoje, em que estamos referenciando o símbolo máximo da coragem dos brasileiros, nós estamos reconhecendo o trabalho da Polícia Militar através dos senhores. E manter o calendário de promoções, apesar das dificuldades enfrentadas pelo Governo do Estado, também é uma forma de reconhecimento ao trabalho desempenhado”, concluiu.


Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: Sgt F. Carvalho e Jardenya Bezerra
DCOM
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br