INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
PMPI põe em prática Treinamento para Lavratura de TCO
07/12/2018 - 13:41  
  
Twitter 
Google+ 
Policiais realizam lavratura de TCO supervisionados
Após uma semana de aulas do Curso de Capacitação para Operacionalização do Termo Circunstanciado de Ocorrência no âmbito da Polícia Militar do Piauí, ocorreu, na manhã de hoje (07), o início da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o treinamento.

Veja mais fotos aqui

A atividade, dividida em três turnos (manhã, tarde e noite), está sendo supervisionada pelo Coronel Sousa Filho, que explicou a realização essa última etapa, “Nos encontramos com dois oficiais da Polícia Militar de Rondônia desde o domingo passado, que vêm ministrando essa capacitação desde segunda e, hoje, nós vamos para a prática nas ruas da região do Grande Dirceu. Nós já vamos estar realizando o preenchimento, nesse primeiro momento, dos nossos Boletins de Ocorrência. Caso alguma ocorrência remeta a um crime de menor potencial ofensivo, será registrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e, automaticamente, aquelas pessoas envolvidas no delito já saem com a data e horário previstos pra se apresentarem no Juizado Especial Criminal da Região Sudeste”, explanou o Coronel.
tco

Os três turnos de policiamento serão acompanhados também pelos oficias da Polícia Militar de Rondônia, os Capitães Marcelo e Tossatti, que estão participando de todo o treinamento e darão apoio em caso de dúvidas. “Os policiais treinaram durante o manuseio dos formulários e treinaram durante as instruções, só que não eram fatos verídicos: eles tinham que inventar nomes e situações hipotéticas. Agora, na prática, eles vão ter a responsabilidade de gerar o documento que vai direto pro JECRIM, vão lidar com fato real, com a pessoa real, registrar o fato, vão ter que se lembrar de tudo o que aprenderam durante a instrução. Vai ter aquela insegurança do primeiro atendimento, do primeiro manuseio, por mais que tenham feito a prática de sala de aula. Na rua, com as condições de rua, de sol, de calor, de barulho, de pessoas, essa prática assistida é importante, pois vai dando segurança pra pessoa ver que não tem nada de místico na lavratura de um TC, que é extremamente prático e efetivo”, afirmou o Capitão Tossatti, segundo o qual, nesse primeiro momento, será utilizado o formulário.

Para o Major Etevaldo, que participou da qualificação, esta foi uma maneira de preparar os policiais militares para melhor atenderem às demandas sociais. “O curso foi de suma importância, não só para os policiais da capital, mas, sobretudo, para os policiais do interior. Nós, que comandamos o 15º Batalhão, em Campo Maior, estamos bastante satisfeitos com a realização do curso, que proporcionou, a todos nós, adquirir mais conhecimentos quanto à formalização dos Termos Circunstanciados de Ocorrência, que são fundamentais para que a Polícia Militar possa prestar um melhor serviço à sociedade. Na verdade, quem vai sair ganhando é a sociedade. Crimes de menor potencial ofensivo, agora, a Polícia Militar vai poder atender diretamente na rua, e a prestação de serviço vai ser melhor para todos”, completou o Major.

Amanhã (08), ocorrerá, no Auditório do Quartel do Comando Geral, o encerramento do curso, em que será apresentado o balanço das ações realizadas no decorrer do serviço de hoje.


Postagem: Cabo PM Larissa
Fotos: Sargento PM F. Carvalho
DCOM


Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br