INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
Posto de Comando no centro conta com ações de integração com a população
02/06/2023 - 12:25  
  
Twitter 
Google+ 
O Posto de Comando da Praça da Bandeira, instalado na última semana no Centro de Teresina, ganhou o apoio e reforço das unidades que compõem o Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), como forma de aproximar a população que por ali circula da Polícia Militar. 

Com ações de orientação junto aos transeuntes, a atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos. Equipes da Patrulha Maria da Penha, Pelotão-mirim, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estiveram na praça junto aos policiais que fazem o trabalho operacional da base da polícia. 

“Hoje, o 1° Batalhão, através do posto de Comando, está recebendo o apoio da Rone e do CPCOM, para juntos darmos segurança a população que vem ao centro da cidade”, pontua o major Wilton, comandante do 1° Batalhão, responsável pela região. 
A presença do policiamento comunitário na Praça da Bandeira começou nesta quinta-feira (01), quando os policiais iniciaram a entrega de panfletos informativos e conversaram com as pessoas. A prática, além estreitar os laços entre as pessoas com a polícia, incentiva a participação junto às forças de segurança, relatando atividades suspeitas, a compartilhar informações relevantes e garantir o envolvimento em programas de prevenção a crimes, como no caso da Patrulha Maria da Penha. 
“Estamos mostrando nosso trabalho, orientando as pessoas e tendo esse contato direto com a população, a fim de que as pessoas fiquem informadas desse trabalho e da importância dele para os cidadãos e pessoas da comunidade, principalmente em relação a Patrulha Maria da Penha, que hoje as mulheres são vítimas de violência. Esclarecendo a importância da mulher sair do ciclo de violência e ter sua vida preservada", destaca a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM; 

A proposta é uma filosofia do próprio Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, com a união do comunitário ao operacional, visando a construção de uma sociedade mais segura “O CPCOM está aqui com suas unidades, Proerd, Patrulha Maria da Penha, Pelotão Mirim, além das Companhias de Policiamento Escolar e ciclopatrulhamento, mostrando que a Polícia Militar está engajada com a comunidade. Policiamento Comunitário e Policiamento Operacional”, completa o major Gesiel, coordenador adjunto do Proerd. 






Posto de Comando


O Posto de Comando da praça da Bandeira, integrado com policiais militares e guardas civis municipais, visa aumentar as abordagens e rondas na região, reprimindo a criminalidade. Sua instalação, no dia 25 de maio, se deu mediante a Operação Interditados III, que apreendeu diversos celulares, entorpecentes e placas de motos sendo revendidas no local. 

Após a instalação e trabalhos do posto de comando montado, a Praça da Bandeira contará futuramente com uma base permanente, da Guarda Civil Municipal, através da Prefeitura de Teresina. O ponto também passará por uma revitalização, visando requalificar o espaço público e devolvê-lo para a comunidade.

Foto_02062023_120601
Foto_02062023_120601
Foto_02062023_120601
Foto_02062023_120601
Foto_02062023_120601
Foto_02062023_120601

Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br