INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Polícia Militar do Piauí logo
+ Todas as Notícias...
Últimas Galerias de Fotos
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
GOVERNO DO PIAUÍ ENTREGA 200 NOVAS VIATURAS QUE IRÃO REFORÇAR A SEGURANÇA DO PIAUÍ
 
188 ANOS PMPI
188 ANOS PMPI
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
SOLENIDADE ALUSIVA AO DIA DE TIRADENTES E ENTREGA DO ESPADIM 2023
 
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
SOLENIDADE ALUSIVA AOS 11 ANOS DE CPCOM E INAUGURAÇÃO DA GALERIA DOS COMANDANTES
+ Mais Galerias de Fotos...
CFO realiza solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes
30/11/2015 - 11:25  
  
Twitter 
Google+ 
Convite para a Solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes
Acontece na próxima quinta-feira, 03 de dezembro, às 19 horas, na quadra coberta do Quartel do Comando Geral a solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes aos Alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Piauí.
20151130_CFO_APM
20151130_CFO_APM
20151130_CFO_APM

O Espadim Tiradentes é uma arma símbolo do Aluno-a-Oficial PM assim como a Espada o é do Oficial. Segundo o Tenente-Coronel Ricardo, Comandante da Academia de Polícia Militar do Piauí, a solenidade de Entrega do Espadim significa um momento de compromisso que eles prestarão de empenho nos estudos, na disciplina, na hierarquia, no aprimoramento técnico-profissional e ético com vistas a galgar o posto do oficialato tão almejado por eles.

A Aluna-a-Oficial PM Renata explica que a Entrega do Espadim é uma solenidade milenar surgida na Prússia e no Brasil e é tradição das Academias realizarem este ritual de passagem, que ocorre no início ou durante o primeiro ano de curso, simbolizando o ingresso dos cadetes na Academia.

O Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Piauí tem previsão de dois anos e os Alunos-a-Oficial estão neste momento encerrando o primeiro ano. Para o Aluno-a-Oficial PM Batista este ano foi marcado por muitas descobertas, pois ele e muitos outros vieram do mundo civil e não tinham contato com o militarismo. Afirma o Aluno-a-Oficial que ano tem sido uma fase de superação a cada dia e de novos aprendizados em disciplinas como armamento e munição, tiro defensivo, ordem unida, atividade física e disciplinas teóricas voltadas para área de segurança pública.

Após a solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes os Alunos-a-Oficial irão ingressar em um estágio profissional nas Unidades operacionais da Capital. Este estágio é uma atividade do eixo curricular atitudinal do processo ensino-aprendizagem, em que após um ano de teoria os Alunos poderão agora colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

O estágio é composto de duas fases, uma administrativa e outra operacional, neste primeiro momento eles irão experienciar a realidade sócio-político da região do Batalhão em que irão atuar, observando como funciona a rotina administrativa da Unidade, relacionando-se com os demais policiais formando um todo coerente que permitirá em um segundo momento fazer o estágio operacional de rua se preparando então para serem Oficiais da Polícia Militar.
Polícia Militar do Piauí - Quartel do Comando Geral
Avenida Higino Cunha, nº 1750 Bairro Ilhotas CEP: 64014-220
Telefone: (86)9 9430 4318 (Ouvidoria) - Email: comando@pm.pi.gov.br